terça-feira, 26 de abril de 2016

NUTELLA CASEIRA (Sem Leite, Sem Glúten, Vegan)

Acredito que escolhi bem a minha primeira receita. É simples, deliciosa e quebra preconceitos. E eu estou aqui com essa receita maravilhosa pra te falar que você só porque você quer comer melhor ou teve que tirar algum alimento da sua alimentação, não significa que você terá que desistir de comer bem, inclusive comer muito bem.


Essa receita de Nutella caseira eu me baseei na receita de um blog que eu adoro, o Minimalist Baker (infelizmente pra alguns, é em inglês). Você vai precisar de 4 ingredientes: avelãs, chocolate amargo (no mínimo 70%), melado de cana e uma pitada de sal. Um ingrediente que eu vou sugerir como opcional é o extrato natural de baunilha, porém somente se você for comprar o natural, aquele extrato artificial que vende no supermercado não vale. Eu não usei nessa receita porque ela já é muito gostosa sem o extrato, e as avelãs, pelo menos aqui em Natal, já são bem carinhas, e pra mim não valia a pena. Porém se você estiver bem de bolso, vale a pena, o extrato dá um toque especial e você só precisa de uma colher de chá.


A receita vai estar bem bonitinha lá embaixo, mas eu queria fazer algumas obervações. A primeira é que você vai precisar assar suas avelãs, e na receita eu digo pra assar em forno pré-aquecido por 10-15 minutos, mas quem cozinha sabe que cada forno é diferente, então a partir de uns 10 minutos fique atento pra elas não queimarem. 


Depois que tirar do forno e esperar esfriar um pouco, você vai precisar tirar as cascas, que se soltam depois de assadas, esfregando um pano limpo . Eu não tirei 100% das cascas, algumas estavam bem coladas, mas tirei o máximo que pude. Quanto mais você tirar, melhor ficará a textura no final.



Do mesmo jeito que o forno, os processadores também variam muito, por isso procure observar a textura,
ela deve ficar bem brilhosa e homogênea. Não vai ficar igual a uma Nutella mesmo, super uniforme, você vai ainda vai ver alguns pontinhos, como na foto abaixo.


Eu adocei o minha nutella com melado de cama, que é o adoçante que eu mais uso nas minhas receitas, mas você pode usar mel, agave, açúcar de coco ou até nem adoçar. 

Aproveitem, é muito boaaa! Além do cheiro maravilhoso de avelã que fica na casa, eu não sei o que acontece, mas no dia seguinte...ela tá melhor.

Nutella Caseira (Sem Leite, Sem Glúten, Vegan)

Rende cerca de 1 xícara

Ingredientes


  • ½ xic.10g (210g) de Avelãs cruas
  • 1/3 xic (45g) de Chocolate - 70% e sem leite
  • 2 col. de sopa de Melado de Cana
  • 1 pitada de sal
  • 1 col. de chá de Extrato Natural de Baunilha

Modo de Preparo


  1. Pré-aqueça o forno a 280°C e coloque as avelãs em uma forma, de forma que formem uma camada única. Coloque-as no forno e asse-as por 10-15 minutos para aquecer o óleos naturais e soltar as cascas.
  2. Retire as avelãs do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Coloque-as em cima de um pano limpo e esfregue, as cascas começão a se soltar. Retire o máximo que puder, isso influenciará a textura final.
  3. Coloque-as em um processador e processe por cerca de 10 minutos (raspando os lados quando necessário), ou até obter uma textura bem homogênea. Enquanto isso coloque o chocolate em banho maria até ele derreter completamente.
  4. Junte o chocolate derretido, o sal, melado e extrato de baunilha ao processador e processe até obter uma mistura homogênea novamente. Prove e ajuste sal, extrato de baunilha ou melado, se achar necessário. OBS.: Quando mais melado colocar, mais firme ficará a textura.
  5. Guarde em depósito fechado e mantenha em temperatura ambiente por até 2 semanas. 




2 comentários:

  1. Isso tudo parece muito delicioso!!! Vou procurar tudo aqui por Belém e por a mão na massa!!! 😋😋😋

    ResponderExcluir