segunda-feira, 30 de maio de 2016

TORTINHA DE LIMÃO VEGANA (SEM GLÚTEN, SEM AÇUCAR)

Quando falo que muitas das minhas receitas são sem açúcar algumas pessoas acham interessante, outras fazem careta. Acho engraçado porque eu mesma a pouco tempo acharia bem estranho alguém me falar sobre uma sobremesa sem açúcar. Eu cresci comendo de tudo e provando de tudo, mas em casa, apesar de sempre ter tido comida de panela, sempre teve muita besteira também: Sucrilhos, biscoito recheado, brigadeiro, refrigerante, achocolatado entre muitos outros. E apesar de consumidos diariamente, eu não achava que comia tanto açúcar assim. 

Hoje em dia é bem difícil eu consumir alguns desses produtos que fizeram parte da minha vida por tantos anos. E pra falar a verdade (tirando o brigadeiro, claro!) não sinto falta. Graças a receitas como a de hoje percebi que posso comer bem melhor para o meu corpo e mesmo assim comer muito bem. Essas Tortinhas de Limão são maravilhosas! Se você, como eu, ama a torta de limão tradicional, essa receita foi feita para você.


O ingrediente básico dessa receita pode vir como uma surpresa para muitos de vocês: a castanha de caju.


Essa oleaginosa, muito comum aqui em terras potiguares, se deixadas de molho por pelo menos 2 horas e batidas no liquidificador com algum tipo de liquido vira um creminho maravilhoso, que você pode usar não só para doces como para molhos salgados. Essa vai ser a base do nosso recheio, que vamos bater com melado de cana, óleo de coco, extrato natural de baunilha, suco de limão e uma pitada de sal.


Na massa da nossa tortinha vamos usar amêndoas e tâmaras e processar até conseguir uma textura de farofa, que quando amassadas formem uma massinha, como na foto abaixo.

Vamos precisar de forminhas para cupcake de silicone ou de alguma forma pequena com fundo removível, para poder retirar as tortinhas com facilidade. 




Tortinha de Limão Vegana

Rendimento: 6 Tortinhas 

Equipamentos:

Liquidificador
Processador
6 formas de silicone de cupcake ou de fundo removível

Ingredientes

Recheio

  • 1 xic. de Castanha de Caju (deixadas de molho por pelo menos 2 horas)
  • ¼ xic. água
  • ¼ xic. Melado de Cana
  • Pitada de Sal
  • 1 col. chá de Óleo de Coco (opcional)
  • 1 col. sopa de suco de Limão
  • 1 col. chá de Extrato Natural de Baunilha (opcional) 
  • Raspas de 1 limão

Massa

  • 1 xic. de Amêndoas
  • 10-12 Tâmaras
  • Pitada de Sal 
  • 1 col. chá de Extrato Natural de Bauninha (opcional) 

 Modo de Preparo

  1. No liquidificador coloque a castanha de caju, a água, o melado de cana, o sal, o óleo de coco, o suco de limão e o extrato natural de baunilha. Bata até virar um creme denso e uniforme.
  2. No processador coloque as amêndoas e processe até obter uma textura de farofa. Em seguida coloque as tâmaras, o sal e o extrato de baunilha. Processe novamente até obter uma massa que grude quando apertada.
  3. Pegue a massa do processador e divida igualmente entre as 6 forminhas. Com as mãos, vá apertando a massinha no fundo da forma, essa vai ser a base da torta.
  4. Agora pegue o creme do liquidificador e divida igualmente entre as 6 forminhas. Polvilhe as raspas de limão por cima e coloque no congelador por pelo menos 01 hora ou até você conseguir retirar as tortinhas facilmente da forma, sem que elas ainda grudem. 
  5. Sirva-as imediatamente. 

Dicas e Substituições

 

ARMAZENAMENTO Armazene as tortinhas no congelador e quando for consumir retire alguns minutos antes, ela descongela bem rápido e é bom ser consumida enquanto o recheio ainda está firme.

ADOÇANTE Você pode usar o xarope de agave no lugar do melado de cana, porém eu prefiro o melado, além de ser um produto bem mais barato e local, pelo o que ainda pesquisando parece ser bem mais saudável.

MASSA Nessa receitas eu usei amêndoas, mas você pode usar a oleaginosa que quiser. Eu só não recomendo Castanha-do-Pará, pessoalmente, achei que não combinou muito.

TÂMARAS Eu usei tâmaras comuns, que não sei o nome (desculpa), mas se vocês forem usar a medjool (que são maiores e mais macias) acredito que será preciso uma menor quantidade na receita, cerca de 8 a 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário