quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CEREAL MATINAL DE TRIGO SARRACENO

Eu acredito que uma das maneiras da gente se manter saudável é estar sempre variando as nossas fontes de nutrientes, e o interessante é que se você pesquisar sobre agricultura sustentável orgânica (principalmente a sintrópica) você vai ver que um solo de qualidade também precisa de várias culturas sendo plantadas nele para que ele se mantenha saudável. Cada vez mais eu acredito nessa relação, de que o que é saudável para o planeta é saudável para o nosso corpo. É por isso que estou sempre em busca de "novos" alimentos. Novos para mim na verdade, já que muitos deles estavam esquecidos e agora voltam a ser redescobertos pela nossa cozinha.



Essa semana comprei pela primeira vez o trigo sarraceno, que apesar do nome é uma semente e não contem glúten. E resolvi testar uma receita que eu vi no livro da Laura Miller (Raw Vegan, Not Gross - A Laura tem um canal um programa no Tastemade e um canal próprio no Youtube). A receita é um cereal matinal que me lembrou demais um cereal que eu e meus irmãos passamos anos tomando no café da manhã. Essa receita foi pura nostalgia para mim, fiquei muito feliz com ela. Engraçado como a nossa memória influencia o nosso paladar, né? Então não sei se vai ser do agrado de todos, mas para aqueles que como eu cresceram comendo cereais ultraprocessados, essa receita é para você. 


Na receita original a Laura usa o maple syrup (xarope de Ácer), mas eu usei o melado de cana. Ela também coloca uma pitada de Stevia, mas eu não coloquei.


CEREAL DE MATINAL DE TRIGO SARRACENO

Rendimento: 1-2 porções

Ingredientes

  • ¼ xic. de Trigo Sarraceno (deixados de molho por pelo menos 1 hora)
  • 1 col. de sopa de Melado de Cana
  • ! col. de sopa de Cacau em Pó
  • Pitada de Sal
  • Pitada de Canela
  • ½ col. de chá de Óleo de Coco (opcional)
  • Leite ou iogurte vegetal para acompanhar o cereal

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180°C.
  2. Misture bem todos  os ingredientes (exceto o leite ou iogurte vegetal) em uma forma e leve ao forno preaquecido por 30 minutos, mexendo a cada 10 o 15 minutos. 
  3. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva com algum leite vegetal ou iogurte de coco. 
TRIGO SARRACENO Você pode usar o trigo sarraceno para fazer granola sem glúten.




Nenhum comentário:

Postar um comentário