No dia que tirei as fotos usei a Conchiglie Rigate para fazer a receita por que era a massa que tinha aqui em casa, mas você pode usar qualquer massa, de preferência integral ou sem glúten caso tenha restrição.
Para fazer o refogado usei o alho-poró, mas caso você não tenha pode usar cebola ou a parte branca da cebolinha, também fica muito bom.
CONCHIGLIE RIGATE AO MOLHO DE COUVE-FLOR
Rendimento: 2 - 3 porções
Ingredientes
- ½ cabeça de Couve-Flor
- 2 col. de sopa de Azeite
- 1 dente de Alho picado
- 2 col. de sopa de Alho-poró
- 250 ml de Leite Vegetal (Leite de Coco, Amêndoas ou de Castanha de Caju), talvez mais dependendo da consistência que quiser o molho
- 1⁄4 xic. de Manjericão
- Sal e pimenta a gosto
- Um fio de azeite para massa
Modo de Preparo
- Cozinhe a massa de acordo com o fabricante. Depois de pronta, coloque um fio de azeite para não grudar.
- Corte a couve-flor e coloque-a para cozinhar, no vapor ou na água, até que esteja macia o suficiente para enfiar um garfo.
- Esquente uma frigideira ou panela grande e refogue no azeite o alho, a pimenta e o alho-poró até que estejam levemente dourados.
- Pegue a couve-flor cozida e coloque na frigideira por cerca de 2 minutos, até ficar levemente dourada.
- Em um liquidificador, coloque 2/3 da couve-flor, o leite vegetal e o sal. Bata até atingir uma consistência homogênea. Se precisar, coloque mais leite. Prove e ajuste o tempero.
- Junte a massa, 1/3 da couve-flor e o molho. No final, jogue as folhinhas de manjericão por cima e sirva. Bom apetite!
Dicas e Substituições
GLÚTEN A massa pode ser substituída por massa de arroz, quinoa
ou outra massa sem glúten.
REFOGADO Usei o alho-poró para refogar a couve-flor, mas caso você não ache ou não goste pode usar uma cebola comum ou a parte branca da cebolinha.
ERVA Usei o manjericão, mas você pode usar outra erva de sua preferência, como salsinha ou orégano.
LEITE VEGETAL Recomendei usar os leites de Coco, Amêndoas ou de Castanha de Caju pois acho que combinam mais com a receita pois são leites com sabores mais neutros e adocicados, mas você pode usar o leite vegetal que quiser. O leite de Castanha-do-Pará fica delicioso, mas é um leite que tem sabor mais marcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário